Petitsofie

Esmeraldas…

Olá Pessoal,

Escolhi hoje contar um pouco para vocês sobre as ESMERALDAS, sim aquela gema verde encantadora e cheia de histórias…vamos lá!

As Esmeraldas estão desde o início do pensamento humano entre as pedras preciosas mais desejadas e valiosas. os gregos chamavam-na “a Deusa verde de todas as pedras”. Entre os romanos, era considerada “a pedra do amor”, da confiabilidade e fidelidade. No Egito, Cleópatra enfeitava-se com as mais belas Esmeraldas, pois acreditava-se que nelas residia a eterna beleza de Vênus e que remoçava a aparência.

A Esmeralda pode ser encontrada em quase todo o mundo, porém algumas das melhores pedras de hoje são da Colômbia, que produz mais de metade de todas as esmeraldas no mundo. Alguns dos outros países onde podemos encontrá-la incluem os EUA, Brasil, Afeganistão, Espanha, África do Sul, Suíça, Camboja e China.

Sem duvida é uma gema fascinante que voltou com tudo no gosto das mulheres, aqui no Brasil tivemos uma força extra pela novela “O Outro Lado do Paraíso” da globo. Fato é, que a esmeralda era vista como uma gema que só era usada por mulheres mais maduras e de forma mais tradicional adicionada a armações rococós e que acabavam sendo pouco usadas já que geralmente se confeccionavam peças grandes e cheias de diamantes ao torno. Nesse resgaste do uso da esmeralda ela veio com ar mais contemporâneo, moderno mesclando metais mais leves e com cores vibrantes como a do ródio negro, inclusive para os Petit

“Solitário de Esmeralda colombiana do nosso acervo”

Importante dizer que a esmeralda possui como característica própria inclusões internas (impurezas) que ao contrário das outras pedras não lhe tira o valor, pelo contrário ajuda a atestar sua veracidade, tanto que suas inclusões ganharam o nome de ” jardins das esmeraldas”. É uma gema frágil e que requer cuidados, ela é mais sensível que as de mais, na joalheria usamos o termo MOHS que mede a dureza da pedra a da esmeralda é 7,5 / 8 (comparando com a do diamante que 10, podemos então ter uma noção que ela requer cautela no uso, pois não aguenta pancadas ou quedas.

Seu verde mais raro e valioso é o que denominaram nas joalherias como “o verde da grama da primavera”, porém encontramos esmeraldas desde o tom de verde mais escuros (geralmente as Brasileiras) e aos tons mais claros e luminosos (como as colombianas), as cores vão mudar de acordo com a quantidade de inclusões da pedra e também país de origem, pois cada solo apresentará diferentes tipos de mineração o que fará ter mais ou menos intensidade na cor.

Esmeralda Brasileira Lapidação gota
Esmeralda Colombiana Lapidação gota

E aí, gostaram? Deixem um comentário ai em baixo, lembrando que nosso site Petit Sofie faz peças sob encomenda, e você pode ter sua esmeralda, brasileira ou colombiana, gota ou redonda ou qualquer lapidação que desejar, nos consulte contato@www.joiaspetitsofie.com.br

Até Breve,

Petit Bisou?

Temas relacionados

Deixe um comentário